Luiz Fernando Nicolau, fundador do hospital Samel, morre aos 74 anos

O médico neurocirurgião estava internado no Hospital Samel, no Centro, com Covid-19 há 15 dias.

Médico, professor e fundador do Hospital Samel e Sociedade Pró-Saúde, Dr. Luiz Fernando morreu nesta segunda-feira (16), aos 74 anos. O médico neurocirurgião estava internado no Hospital Samel, no Centro, com Covid-19 há 15 dias e precisou ser entubado na semana passada. Hoje, por volta das 14h, sofreu uma parada cardiorrespiratória.

Luis Fernando é pai de sete filhos, entre eles, o deputado Ricardo Nicolau e o vereador Hiram Nicolau. Também foi fundador do grupo Samel, há 40 anos, a partir do Hospital dos Acidentados, que ele mesmo havia criado.

De Paraíba do Sul, no Rio de Janeiro, Nicolau formou-se no ano de 1973 e, depois de uma pós-graduação em administração hospitalar, cursada dois anos depois no Instituto São Camilo, em São Paulo. Fundou em 1976, o Pronto-Socorro e Hospital dos Acidentados, instalado inicialmente em um prédio histórico na avenida Joaquim Nabuco, Centro de Manaus.

Nicolau teve também uma longa carreira política, que começou em 1986, elegendo-se deputado estadual pelo PMDB. Foi vice-presidente da Assembléia Estadual Constituinte, entre 1987 e 1988, e presidente em 1988. Neste último ano, licenciou-se do Legislativo para ocupar a Secretaria de Saúde, no governo de Amazonino Mendes (1987-1990). Em 1989, deixou a secretaria e reassumiu seu mandato de deputado.

Nas eleições de outubro de 1990, reelegeu-se deputado estadual e quatro anos mais tarde foi o segundo mais votado para deputado federal, obtendo 68.614 votos (àquela altura uma votação consagradora). Reelegeu-se para mais um mandato, em 1998. Dois anos depois, lançaria a candidatura do filho Ricardo a vereador em Manaus, com sucesso.

Nota de Pesar

É com profunda tristeza que o Grupo Samel recebe e comunica a notícia de falecimento do médico neurocirurgião Dr. Luiz Fernando Nicolau, nosso fundador e patriarca e da Fundação Sociedade Pró-Saúde, ocorrido nesta segunda-feira, 16 de novembro.

Nesse momento de dor, nos lembramos do seu legado de honestidade, honradez e muita simplicidade tanto com os pacientes quanto com os colaboradores.

Em nome de todo nosso quadro social e de colaboradores, nos reunimos em oração, neste momento de profunda dor, pela sua passagem.

Manaus, 16 de novembro de 2020.

Luis Alberto Nicolau e sua Família 

Diretor-presidente do Grupo Samel

0 0 vote
Article Rating