Devido ao surto da Covid-19 no AM, Justiça Federal suspende prova do Enem

As provas serão suspensas durante o alto risco de infecção pelo vírus no estado, cumprindo também o decreto do poder executivo estadual.

Manaus – Devido o aumento de infectados pela Covid-19 no Amazonas, na noite desta última quarta-feira, (13), a Justiça Federal do Amazonas suspendeu a realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, prevista para acontecer neste próximo domingo (17). A decisão foi concedida pelo Juiz Federal José Ricardo de Sales.

Segundo informações, as provas serão suspensas durante o alto risco de infecção pelo vírus no estado, cumprindo também o decreto do poder executivo estadual, sob pena de multa de R$ 100 mil por dia, caso seja descumprido o decreto, até o limite de 30 dias. O Inep analisará novas datas para a prova nas cidades que não fizerem.

Somente nesta quarta-feira, (13), mais de 219 mil pessoas foram diagnósticadas com o vírus no estado. O magistrado diz que a decisão é devido ao surto dos casos na capital amazonense. Cerca de mais de 5,8 mil pessoas já morreram com a doença.


Manaus, voltou a sofrer o surto da doença no fim ano, desta vez, maior do que a primeira onda da pandemia no início do ano anterior.

A capital voltou a sofrer com hospitais e cemitérios lotados por conta do novo surto, pensando na saúde da população amazonense a prefeitura de Manaus decidiu não liberar as escolas para realizar as provas.

A Justiça Federal de São Paulo negou o pedido de adiantamento das provas, nesta terça-feira, (12). O Enem também ocorre no domingo seguinte (24).

A suspenção das provas é justamente para combater novos índices de infectados na capital, conforme a decisão, caso uma cidade eleve o risco de contágio da doença as autoridades serão responsáveis para impedir o exame. Se caso de fato acontecer, o Inep deverá reaplicar o exame, até o momento não há data definida.

A realização do Enem 2020 colocará 5,78 milhões de candidatos em circulação. O exame terá 14 mil locais de prova e 205 mil salas em todo o país. O balanço com número de cidades que terão Enem só será divulgado após a aplicação, segundo o Inep.

No Brasil foi registrado um total de 1.283 mortes por Covid-19 em 24 horas e ultrapassou 206 mil no total.

0 0 vote
Article Rating